sábado, 19 de março de 2011

A chance dos Spurs

Ontem foram sorteados os confrontos da próxima fase da Champions League e o jogo mais falado é o clássico Manchester United e Chelsea, que jogam no dia 6 de abril a primeira partida das quartas de final. No mesmo dia o Barcelona recebe o Shakhtar Donetsk da Ucrânia. Porém o jogo que me chama a atenção acontece um dia antes, em Madrid.

1550167_w2E chama a atenção porque o Tottenham segue fazendo uma campanha sólida na competição europeia após 49 anos de ausência. Na primeira fase o clube levou um susto do Young Boys da Suíça, perdeu por 3 a 2. Na volta em Londres o clube goleou por 4 a 0. A fase de grupos reservou um desafio difícil com Inter de Milão, Twente e Werder Bremen. O primeiro lugar no grupo com apenas uma derrota em Milão para a Inter mudou o status do clube no torneio.

Nas oitavas de final outro clube de Milão pela frente, o Milan. A surpreendente vitória por 1 a 0 na Itália praticamente definiu a classificação, confirmada no dia 9 de março no empate sem gols. Os Spurs nunca venceram a Champions League, mas este ano já venceram os rivais italianos que juntos possuem dez canecos. Desta vez, o adversário é o maior vencedor da história, comandado pelo atual campeão José Mourinho.

História na Champions

lgsp0403spurs-team-logo-tottenham-hotspur-posterA melhor campanha dos Spurs foi na temporada 1961-1962, quando o clube alcançou as semifinais e foi eliminado pelo Benfica. Na ocasião os londrinos jogaram contra o Górnik Zabrze da Polônia na estreia, foram derrotados na ida por 4 a 2 e depois golearam na volta, 8 a 1. Neste glorioso dia da história dos Spurs, brilhou Clifford Jones que marcou três vezes num intervalo de 16 minutos.

Na fase seguinte o Feyenoord da Holanda era o time a ser batido, a vitória por 3 a 1 fora de casa e o empate em 1 a 1 na Inglaterra colocaram os Spurs nas quartas de final. Diante do Dukla Prague (atual FC Príbram), da então Tchecoslováquia, derrota por 1 a 0 e vitória por 4 a 1.

Na semifinal os portugueses do Benfica venceram o primeiro jogo por 3 a 1 e complicaram a vida dos Spurs que só conseguiram o placar de 2 a 1 em Londres. Os “Encarnados” liderados por Eusébio passaram e foram campeões contra o Real Madrid em Amsterdã. Naqueles tempos apenas os campeões nacionais jogavam o torneio, o que deixou a LC mais fraca. Era apenas a sétima edição do torneio e entre os times mais conhecidos apenas Feyenoord, Rangers, Mônaco, Panathinaikos, Juventus, Benfica e Real Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário