terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Especial Estudiantes Pentacampeão – Parte 2

est 1982 1982

Depois de conquistar seu primeiro título nacional em 1967, o Pincha conquistou a América do Sul no ano seguinte ao bater o Palmeiras. Ainda em 1968 o clube comandado por Verón venceu o Manchester United por 1 a0 na Bombonera e empatou em Old Trafford para conquistar o mundo.Em 1969 outra vez o albirrojo conquistou a Libertadores e o mundial.

A década de 1970 passou e o Estudiantes não comemorou mais, foi preciso a chegada de Bilardo para que o clube de La Plata voltasse a vencer. O ex-jogador comandou a equipe no Metropolitano de 1982.

A campanha

sabella gremio Quatro vitórias seguidas no começo do torneio e uma derrota pelo placar mínimo para o Boca na Bombonera mostraram a gana da equipe pelo caneco. Apenas mais duas derrotas, 12 empates e 21 vitórias levaram o Estudiantes ao bicampeonato argentino. A defesa composta por Delménico, Camino, Brown, Landucci e A.Herrera foi a menos vazada, levou 18 gols em 36 partidas. Na equipe jogava o atual treinador do time, o meia Alejandro Sabella, que jogou no Grêmio.

Na última rodada o Estudiantes enfrentou o Talleres em Códoba, o clube de La Plata dependia de uma vitória para sagrar-se campeão. Seu rival era o Independiente, o ‘diablo rojo’ que precisava vencer o Racing.

Aos 8’ Jose Luis Brown marcou de pênalti para o Pincha e aos 24’ Hugo Ernesto Gottardi ampliou para os de La Plata em um contra-ataque. Enquanto isso os de Avellaneda apenas empatavam.

Artilheiros de La Plata

O goleador de Pincha foi Guillermo Trama, com 13 tentos, seguido por Hugo Gottardi com 11, José Luis Brown e Marcelo Trobbiani com 7 gols cada.

Frase do título

est 1982 el grafico “Primeiramente pensei em Osvaldo(Osvaldo Zubeldía, ex-técnico de Bilardo, treinador o primeiro campeonato do Estudiantes)... isto é para Zubeldía... isto é de Zubeldla", Carlos Bilardo.

Elenco

Juan Carlos Angel Delménico, Abel Ernesto Herrera, José Daniel Ponce, José Luis Brown, Guillermo José Trama, Marcelo Antonio Trobbiani, Miguel Angel Russo, Julián Camino, Miguel Angel Gette, Hugo Ernesto Gottardi, Alejandro Sabella, Miguel Angel Léeme, Angel Antonio Landucci, Rubén Horacio Galletti, Alberto Alejandro Monzón, Sergio Esteban Gurrieri, Luis Enrique Malvarez, Walter Osvaldo Perazzo, Héctor Vargas, Carlos Héctor Bertero, Daniel Martinez e Claudio OscarGugnali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário