domingo, 3 de outubro de 2010

Carnaval fora de época em Mainz

dom-collage-q200 A cidade de Mainz está em festa, mas não estou falando do carnaval de rua que acontece na região com duração de quatro dias e quatro noites, terminando apenas na Segunda-feira de Rosas. Os foliões fantasiados que invadem as ruas vestem outra roupa; camisetas vermelhas, calções brancos e meias alvirrubras.

O Mainz 05 time da cidade de mesmo nome e com mais de 200 mil habitantes é a sensação neste início da Bundesliga 2010/11, com sete vitórias nos sete jogos disputados. A surpreendente campanha já fez história, a equipe igualou a marca de Kaiserlautern (2001-02) e Bayern Munique (1995-96) que também conseguiram 100% de aproveitamento nas sete primeiras rodadas.

290px-Mainz_altstadt Fundado no dia 16 de março de 1905, o Mainz ganhou em 1982 o campeonato amador, no entanto o passado recente do clube é de maior sucesso. Depois de três tentativas frustradas em 1997, 2002 e 2003, o clube enfim conseguiu a promoção em 2004 para a Bundesliga. Nas duas primeiras temporadas ficou na décima primeira posição, porém no ano de 2007 veio o rebaixamento. A tentativa de voltar a elite fracassou por pouco em 2008, quando mesmo com a melhor defesa da liga os vermelhos ficaram dois pontos atrás do FC Köln.

bruchwegstadion_622Em 2009 o clube se organizou e chegou em segundo lugar no campeonato, garantindo o retorno à Bundesliga. Na temporada passada o Mainz conseguiu sua melhor colocação no torneio, o nono lugar, com um time fadado ao rebaixamento. Na ocasião a campanha no Bruchwegstadion fez a diferença, foram 9 vitórias, como mandante, a quinta melhor campanha entre os 18 clubes.

Este ano nada parece deter os comandados do jovem treinador Thomas Tuchel, de apenas 37 anos. A equipe lidera a Bundesliga, tem o melhor ataque, a terceira melhor defesa e já bateu entre outros o atual campeão Bayern em Munique e o Werder em Bremen.

Sem grandes craques, com um ataque jovem e um meio de campo experiente, o Mainz é o que o seu rival de ontem foi há dois anos. O Hoffenheim subiu para a primeira divisão e foi campeão do primeiro turno. Virou a sensação da Bundesliga, porém perdeu jogadores por lesão e não conseguiu chegar entre os primeiros.

lewis holtbyandre schrrleO Mainz espera um futuro diferente do rival de ontem e conta com o poderoso ataque para manter a liderança e conquistar o troféu. Basta lembrar que quatro atletas já atuaram no setor ofensivo e juntos somam 12 dos 18 gols do clube. O destaque é André Schürrle (esquerda), de apenas 19 anos, que já marcou 4 gols em 6 jogos e ainda fez uma assistência. Entretanto o nome da temporada é outro, Lewis Holtby (direita), de 20 anos, meia que já fez dois gols e deu passe para outros sete. 

A geração promete momentos de alegria para o Mainz e também para a seleção alemã e não causaria surpresa uma futura convocação, visto que o técnico Joaquim Löw estava no estádio no sábado.

Um comentário:

  1. Tinha visto este seu post. O Mainz parece conssitente. Veremos como se comporta até a janela de inverno.

    Abs

    ResponderExcluir