quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Santos perde mas vence a Copa do Brasil

Parece reprise, mas não é. O Santos conquista seu segundo troféu no ano perdendo a partida final. O clube da Vila Belmiro podia até perder por um gol de diferença na Bahia para levantar pela primeira vez a taça de campeão da Copa do Brasil. E foi exatamente isso o que aconteceu com o time de Ganso, Robinho, Neymar e cia, que teve o melhor ataque da história do campeonato com 39 gols e o artilheiro Neymar com 11 gols.
A vantagem era grande e ficou ainda maior com o gol de cabeça do zagueiro Edu Dracena no primeiro tempo, após cruzamento de Neymar. O Vitória não conseguia o empate e foi para o intervalo precisando marcar quatro gols e não sofrer nenhum.
Veio o segundo tempo e com ele a reação do Leão. Wallace recebeu passe de cabeça de Ramón, dominou e bateu, a bola desviou em Durval e enganou o goleiro Rafael. Faltando 15 minutos o atacante Junior recebeu lançamento e tocou na saída do arqueiro santista, um golaço.
A pressão continuou, mas não foi suficiente para vazar a defesa santista. Foi o primeiro título da Copa do Brasil do Santos, o sétimo de um time paulista, que passa a ser o estado com mais títulos no torneio. Agora, dos grandes apenas o São Paulo nunca foi campeão, até mesmo porque o tricolor não disputa o torneio há tempos, pois participa da Libertadores.
Já os baianos chegaram pela primeira vez à final, a melhor campanha de um clube da Bahia havia sido em 2004, com o mesmo Vitória. O clube aliás, é o segundo em número de participações, com a de 2010 já são 20, uma a menos que o Galo. No Nordeste a melhor campanha é do Sport, campeão em 2008.
O Peixe também quebrou um tabu, pela primeira vez um clube é campeão da Copa do Brasil perdendo a partida decisiva. Nada de anormal para essa geração santista, que venceu o Paulista mesmo com a derrota para o Santo André.

Um comentário: