terça-feira, 8 de junho de 2010

A música de José das balas

v02 Você conhece José Ribamar Coelho Santos? Certamente poucos sabem que esse é o nome de um dos maiores cantores e compositores da MPB moderna. Chamado artisticamente de Zeca Baleiro, ele nasceu no Maranhão e viu suas músicas interpretadas por artistas como Elba Ramalho, O Rappa e Gal Costa.

Baleiro já tem mais de doze anos de carreira e fez mais de 850 shows com um público total de mais de 1 milhão de pessoas. Seus cds ultrapassam a marca de 700 mil cópias e os Dvds superam os 30 mil. Seu primeiro disco saiu em 1997 intitulado Por onde andará Stephen Fry?.

Zeca de José e Baleiro por ser frenético consumidor de guloseimas, degustava balas entre uma aula e outra na universidade – Agronomia! em São Luis - daí o apelido. Aos 44 anos, natural de Arari (MA), Baleiro mudou-se para São Paulo e dividiu moradia com Chico César. Com este último aliás tem uma canção de seu último disco O Coração do Homem Bomba Vol 2, chamada Eu detesto Coca-Light, uma balada bem humorada.2648458gg zecabaleiroocoraodohomeap7Nestes dois últimos álbuns Zeca Baleiro parece ter refinado ainda mais o seu humor e de forma inteligente faz poesia e música, rima e sátira, ritmos e letras interligadas como nunca. Algumas canções nos remetem ao estilo de som latino como Elas por Elas, outras até lembram pela batida músicas da chamada Jovem Guarda, como a inteligente e engraçada, além de apropriada Toca Raul.

o1 Baleiro lembra ainda de Luiz Ayrão com a conhecida Bola Dividida, atualmente nas rádios, além de criticar de forma clara o jornalismo feito pelo apresentador Datena, com a música Datena da Raça.

Tal critica não deixa de ser realista, como diz o trecho “eu quero ser o Datena da raça, o poeta da dor, o cantor da desgraça do mundo”. Ou ainda nestra parte “…a miséria é pop, tanta dor na vida, da dor se duvida, o sangue a ferida é que dão ibope”, diz a letra.

s05Quem quiser conferir, vale acompanhar ainda as músicas a seguir Era, Tevê, Você se Foi, Samba de um Janota Só, Vai de Madureira e Você é Má.

Se o leitor preferir assistir ao show, em julho ele se apresenta novamente em São Paulo, no Festival de Inverno de Paranapiacaba.

Um comentário:

  1. Muito bom o post...ainda mais ouvindo as musicas junto...abraço

    ResponderExcluir