quarta-feira, 2 de junho de 2010

Brasileirão 2010 é dividido em três

Começou hoje a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro antes da pausa para a Copa do Mundo na África do Sul. Muito já se falou dessa pausa totalmente inexplicável, por mais que os cartolas não assumam. Dessa forma, divide-se o nacional em três partes.

Basicamente, o campeonato este ano é dividido em três partes. A primeira é a que veremos até o domingo. A segunda é a pós-Copa. E a terceira e última é após as tranferências.

Em 2006 ano da última Copa, houve uma parada para a disputa do torneio, porém com dez rodadas. Nada muito diferente do atual. Naquele ano o campeão foi o São Paulo, que ganhou com uma vantagem de 9 pontos para o segundo colocado, o Internacional. 2006Brasileiro-4

Mas antes da pausa qual era a situação de cada time? Após uma pesquisa é possível perceber que das cinco primeiras equipes que terminaram o período pré-Copa, três terminaram entre as cinco primeiras.

Na parte inferior da tabela, dois dos rebaixados já figuravam entre os quatro últimos antes da parada, Santa Cruz e Fortaleza. Ou seja, é bom times como Atletico-Go, Vitória, Goiás e Vasco começarem uma reação.

A janela de transferências

Todo ano é a mesma coisa, e enquanto a CBF não adequar o calendário brasileiro ao futebol europeu ou impedir a saída de jogadores antes da metade do torneio, será sempre assim. Os times que começam o Brasileiro se transformam após perderem seus principais atletas para o exterior.

Enquanto o mundial não começa e o mercado europeu não abre para as compras, os times jogam com a base que vem jogando desde o início do ano. Mas a verdade é que times como Santos, São Paulo, Corinthians e Internacional devem perder jogadores. Dentinho, Miranda, Ganso, André, Neymar, Taison, Elias, Hernanes e Wesley são alguns dos principais nomes.

A primeira etapa

Corinthians e Ceará estão invictos e surgem como favoritos a terminar esta parte do torneio no chamado G-4. O Fluminense de Muricy também ganha destaque pelas recentes apresentações. De resto, um verdadeiro enrosco no meio da tabela. Palmeiras, Atlético-PR, Vasco e Inter já trocaram de técnico.

O campeonato é dos times mandantes, apenas oito visitantes venceram em 50 jogos disputados até aqui. Fluminense, Goiás, Santos, São Paulo, Internacional, Botafogo, Corinthians e Cruzeiro conseguiram o feito.

Vale ressaltar ainda que desde a Copa de 1986, seis edições seguidas, que em ano de Copa do Mundo times paulistas ganharam o nacional. O São Paulo ganhou em 1986 e 2006. Em 1990 e 1998 deu Corinthians. Palmeiras em 1994 e Santos em 2002 completam a festa paulista.

1986corinthians90  24155-700x0

brasileiro1998

santos2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário