segunda-feira, 22 de março de 2010

Março é o mês do Saint Patrick's Day

Semana passada, mais precisamente no dia 17 comemorou-se o dia de São Patrício, ou o Saint Patrick's Day. Não, não irei falar sobre santos ou sobre religião. O assunto deste post é outro. A cerveja.

Mas primeiro devo explicar essa ligação entre São Patrício e a cerveja. O santo Bretão é o padroeiro da Irlanda, um dos maiores consumidores de cerveja do mundo. Sua história diz que ainda jovem foi sequestrado e vendido como escravo e foi para a Irlanda. Depois de anos tosando ovelhas ele teria recebido uma mensagem de Deus, para que fugisse. Assim o fez. Começou a vida religiosa e retornou ao país da bretanha para converter o povo ao Cristianismo. São Patrício usava o trevo de três folhas para explicar a Tríplice Trindade.

O trevo virou símbolo da Irlanda e de São Patrício. Para comemorar a vida deste bretão, em 1903, a data de 17 de março tornou-se feriado no país. Por lá eles se vestem de verde e alguns vão à missa, outros lotam os pubs.

Mas quem perdeu a data ainda pode comemorar. Uma promoção da cerveja irlandesa Guinness atrai os cervejeiros para uma nova peregrinação, desta vez de cerveja. Durante o mês de março, de bar em bar os clientes juntam selos ao pedir a Guinness, e depois trocam por um brinde.

Na sexta-feira pude conferir no Frangó (boteco paulistano com uma das mais amplas cartas de cerveja do país) a peregrinação dos boêmios. Não fui de Guinness, mas degustei da boa Irish Beer, com a Kilkenny, do tipo Red Ale. Ela é a Red Ale mais antiga da Irlanda e é produzida na St. Francis Abbey, fundada em 1710. Seu nome vem da cidade homônima, na província de Leinster.

A Irlanda exporta metade da sua produção de cerveja, a outra metade é consumida principalmente nos pubs da cidade e vendida na forma de chope. Os pubs misturam a música tradicional irlandesa com folclore. No total são mais de 10 mil pubs espalhados pelo país.

São Paulo abriga a maioria dos bares participantes da promoção da Guinness. Entre eles estão The Blue Pub, The Joy, St. James, Beifiore, Frangó, Liverpool, Drakes, Dublin, Rhino Pub, Kiaora, All Black e O'Malleys. No entanto os sulistas podem participar no Hooligan (PR), Sheridans Pub (PR), Slainte (PR) e Dublin (RS).
Como podemos observar, um dos maiores especialistas em cerveja do mundo também festeja o Saint Patrick's Day.

Um comentário: